Rejuvenescimento Cutâneo

Rejuvenescimento Cutâneo

 

Por: Dr Fernando Ribas

Também uma forma de prevenir, retardar e impedir pré-canceroses e cancros de pele.

O envelhecimento cutâneo é um processo degenerativo, lento,evolutivo e inevitável,das células e tecidos da pele.
É geneticamente determinado, intrínseco, cronológico, relacionado com a idade.
Todos os tecidos e orgãos sofrem a mesma evolução.
Os factores externos, como o sol, o tabaco, álcool e outros, acentuam o envelhecimento intrínseco.
A face e dorso das mãos, sendo as zonas mais expostas, são geralmente as mais afectadas.
Com o tempo, a pele fica atrófica, seca, rugosa, acinzentada, sem brilho, com pigmentação e textura irregulares.
Surgem rugas finas e aprofundamento das espessas, com acentuação dos traços faciais e proeminência dos contornos ósseos.
Com a degenerescência, surgem alterações microscópicas dos tecidos e células, que poderão evoluir para pré-canceroses e mesmo neoplasias cutâneas (cancros). Se conseguirmos reverter algumas destas alterações, estaremos a contribuir para um rejuvenescimento da pele e prevenir, retardar ou impedir cancros.
Ora, os Dermatologistas dispõem de várias técnicas e agentes físicos e químicos capazes de promover não só melhoria estética mas também a estrutura e funcionalidade cutâneas.
Quimioabrasões(peeling’s) serão porventura as mais eficazes na prevenção das neoplasias.
Dos peeling’s superficiais utilizamos geralmente o Salipeel ou TCA 15% ou 20%.
O Glicopeel (ácido glicólico) é pouco utilizado devido à sua fraca eficácia.
Os de média profundidade que utilizamos são geralmente de TCA a 35% até 50%.
Os profundos, com fenol, são bastante eficazes mas têm efeitos secundários que obrigam a monitorização permanente e anestesia geral, o que os torna pouco exequíveis.
A Laser abrasão, com Laser CO2, é bastante eficaz, obrigando a grande experiência e conhecimento.
Estas técnicas promovem a exfoliação, destruição e eliminação das camadas superficial e média da pele removendo as células displásicas (alteradas, atípicas), promovendo a renovação cutânea.
Para actuarmos nas camadas mais profundas, derme e hipoderme, utilizamos Laser’s, Luz pulsada e Radiofrequência.
Referenciamos o IPL-L (intensed pulsed light and laser), fotorejuvenescimento que remove manchas pigmentadas, descamativas, uniformizando a coloração, tonalidade e textura da pele.
A Radiofrequência -US emite ondas de rádio e ultra-sons, actuando na derme e hipoderme, promovendo a contração do colagénio, estimulando os fibroblastos promovendo a formação de neo-colagénio, além de activar a microcirculação.
Além disso, a infiltração de compostos polirevitalizantes como o ácido hialurónico, vitaminas A,B, C e E, multiplos aminoácidos, coenzimas, entre outros, utilizando Meso-needling (roller com micro-agulhas) e Skin-Booster, ajudam imenso na revitalização e rejuvenescimento cutâneo.
Há outras técnicas que produzem acentuada melhoria estética e rejuvenescem o aspecto, mas não influenciam a estrutura cutânea.
Referimo-nos ao Facelifting, técnica cirúrgica que consiste no estiramento da pele da face. O mesmo acontece no preenchimento e redução das rugas como quando aplicamos Toxina Botulinica (Botox ou Vistabel) e nos filler’s, infiltrações de ácido hialurónico (Restylane por exemplo) e fios.
Assim, como podemos constatar, rejuvenescer a pele não é uma simples atitude fútil e de vaidade, mas também um acto de melhoria da saúde e qualidade de vida.
Mas, muito importante é sabermos que estamos a contribuir para prevenir doenças, e melhorar a estrutura da pele.
No fundo, é juntar o útil ao agradável.

Marque já a sua consulta!

Marcar Consulta

Unidades